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FAQ

A Circular de Oferta da Franquia (COF) é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. Deve ser criterioso, claro, conciso e completo.

A COF é essencial, porque é nela que consta tudo o que será exigido do franqueado antes e depois da assinatura do contrato de franquia.

Esse é um documento tão importante que, se não for entregue seguindo os requisitos previstos na lei (prazo de 10 dias, de acordo com a Lei de Franquias), o franqueado tem o direito de exigir a devolução de todos os valores pagos ao franqueador a título de filiação ou de royalties.

Franqueador é um termos utilizados no franchising, vamos entender um pouco mais sobre ele.

O franqueador dentro de uma franquia é aquele que disponibiliza a sua empresa um novo formato que visa expandir para outras pessoas. Ele irá transferir todo seu conhecimento para os novos empreendedores que desejam franquear sua empresa.

É função do franqueador definir e desenvolver o conceito do negócio que será franqueado. Com isso a marca deve criar normas, políticas, processos e padrões que devem ser seguidos pelos franqueados para a implantação, a operação e a gestão das franquias. Ele deve prestar total suporte ao franqueado, como por exemplo analisar o local da nova unidade transmitir total conhecimento ao novo empresário. É necessário uma supervisão geral de todo o negócio, para analisar se as regras de padronização estão sendo cumpridas corretamente.

Há documentação fornecida pelo franqueador ao fraqueado, para evitar conflitos e tornar a relação mais harmônica e duradoura. Um franqueador devem ter em mete que ele sempre terá a função de treinar seus franqueadores, esse passo nunca deve ser deixado para trás e deve ser feito com constância. Escolher quem serão os novos empreendedores que replicaram seu negócio também é tarefa indispensável, afinal todo cuidado deve ser pouco para zelar a boa imagem da marca.

O CNPJ de uma franquia é importante para o começo do trabalho com esse negócio. Afinal, apenas por meio desse registro podemos comprar insumos e negociar com outros empreendimentos como fornecedores, por exemplo.

Entenda bem, o CNPJ é o registro de uma empresa. Assim como, o CPF é para uma pessoa. Ou seja, um código único que a define e a diferencia de outros negócios.

Portanto, sim, é preciso ter CNPJ para abrir uma franquia, já que não se pode usar o código da franqueadora. Afinal de contas, cada unidade é da responsabilidade do franqueado. Portanto, saiba que ter um registro para sua franquia é algo que traz muitas vantagens, como o pagamento menor de impostos do que se você atuasse como Pessoa Física.

Ademais, o fato de ser uma empresa registrada abre maiores caminhos de crédito para você investir em seu negócio. Sendo assim, confira informações importantes sobre a necessidade do CNPJ para uma franquia.

A formatação da franquia é o processo através do qual é estruturado e documentado o seu negócio, buscando apresentar um modelo de negócios que seja vantajoso para o franqueador e franqueado.

Tudo começa pela análise de franqueabilidade. Durante essa etapa seu negócio é analisado, identificando pontos fortes e outros a serem trabalhados para se adequar a um modelo de franquia.

Após essa etapa, a formatação propriamente é iniciada. Todos os aspectos do negócio serão reavaliados e, se necessário, adequados a um novo modelo.

Afinal, seu negócio pode ser vantajoso para você, mas se não for possível padroniza-lo de forma que outra pessoa possa obter o mesmo sucesso que você teve, dificilmente você terá um modelo adequado.

Como se trata de um novo negócio, é importante que seja produzido um novo plano de negócios.

Nesse quesito, todos os aspectos deverão ser revistos. Não somente análise de mercado e o modelo do negócio propriamente, como também plano de marketing, projeção financeira, etc…

Por isso o mapeamento dos processos de negócio e operação se tornam tão importantes.

Sabendo como seu negócio opera, fica mais fácil determinar as melhores alternativas para uma unidade franqueada.

Determinado o modelo de negócios, é chegada a hora de produzir a documentação jurídica.

Documentos obrigatórios por lei, tais como a COF, pré-Contrato e Contrato devem ser gerados.

Outro aspecto diretamente ligado ao mapeamento de processos é a produção dos manuais da franquia.

Essa fase é fundamental para orientar os seus franqueados sobre a operação e negócios, mas também nortear as ações que serão realizadas pela franqueadora.

Aspectos como plano arquitetônico, utilização da marca, sistemas de gestão, padronização da rede na operação, atendimento e treinamento são somente alguns pontos que deverão se manualizados.

Por fim, é desenvolvido o plano de expansão e a avaliação da capacidade de investimento para a implantação desse planejamento.

Como você pode perceber, o seu negócio é mapeado, analisado e otimizado em todas as dimensões de negócios.

Por essa razão é tão importante contar com uma equipe multidisciplinar que uma consultoria especializada em franquias pode oferecer. Veja abaixo os detalhes de como formatar uma franquia.

  • Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado

Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.

  • Contar com o apoio do franqueador

As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.

  • Existência de um plano de negócio

Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar e expandir com menor risco financeiro.

  • Maior garantia de mercado

O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.

  • Melhor planejamento dos custos de instalação

Numa franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos.

Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, num negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.

  • Economia com Propaganda

Os custos de propaganda são rateados entre os franqueados da rede. Com isso, há uma redução substancial nos investimentos e, ainda, é possível melhorar a qualidade da propaganda. Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos – como máquinas, equipamentos e instalações –, que também sofre uma redução pela quantidade necessária.

  • Independência jurídica e financeira

Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa do franqueado terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual dessa empresa.

  • Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento

O custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes, caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.