A Circular de Oferta da Franquia (COF) é um documento desenvolvido pelo franqueador e que apresenta todas as condições gerais do negócio, principalmente em relação aos aspectos legais, obrigações, deveres e responsabilidades das partes. Deve ser criterioso, claro, conciso e completo.
A COF é essencial, porque é nela que consta tudo o que será exigido do franqueado antes e depois da assinatura do contrato de franquia.
Esse é um documento tão importante que, se não for entregue seguindo os requisitos previstos na lei (prazo de 10 dias, de acordo com a Lei de Franquias), o franqueado tem o direito de exigir a devolução de todos os valores pagos ao franqueador a título de filiação ou de royalties.
Franqueador é um termos utilizados no franchising, vamos entender um pouco mais sobre ele.
O franqueador dentro de uma franquia é aquele que disponibiliza a sua empresa um novo formato que visa expandir para outras pessoas. Ele irá transferir todo seu conhecimento para os novos empreendedores que desejam franquear sua empresa.
É função do franqueador definir e desenvolver o conceito do negócio que será franqueado. Com isso a marca deve criar normas, políticas, processos e padrões que devem ser seguidos pelos franqueados para a implantação, a operação e a gestão das franquias. Ele deve prestar total suporte ao franqueado, como por exemplo analisar o local da nova unidade transmitir total conhecimento ao novo empresário. É necessário uma supervisão geral de todo o negócio, para analisar se as regras de padronização estão sendo cumpridas corretamente.
Há documentação fornecida pelo franqueador ao fraqueado, para evitar conflitos e tornar a relação mais harmônica e duradoura. Um franqueador devem ter em mete que ele sempre terá a função de treinar seus franqueadores, esse passo nunca deve ser deixado para trás e deve ser feito com constância. Escolher quem serão os novos empreendedores que replicaram seu negócio também é tarefa indispensável, afinal todo cuidado deve ser pouco para zelar a boa imagem da marca.
O CNPJ de uma franquia é importante para o começo do trabalho com esse negócio. Afinal, apenas por meio desse registro podemos comprar insumos e negociar com outros empreendimentos como fornecedores, por exemplo.
Entenda bem, o CNPJ é o registro de uma empresa. Assim como, o CPF é para uma pessoa. Ou seja, um código único que a define e a diferencia de outros negócios.
Portanto, sim, é preciso ter CNPJ para abrir uma franquia, já que não se pode usar o código da franqueadora. Afinal de contas, cada unidade é da responsabilidade do franqueado. Portanto, saiba que ter um registro para sua franquia é algo que traz muitas vantagens, como o pagamento menor de impostos do que se você atuasse como Pessoa Física.
Ademais, o fato de ser uma empresa registrada abre maiores caminhos de crédito para você investir em seu negócio. Sendo assim, confira informações importantes sobre a necessidade do CNPJ para uma franquia.
A formatação da franquia é o processo através do qual é estruturado e documentado o seu negócio, buscando apresentar um modelo de negócios que seja vantajoso para o franqueador e franqueado.
Tudo começa pela análise de franqueabilidade. Durante essa etapa seu negócio é analisado, identificando pontos fortes e outros a serem trabalhados para se adequar a um modelo de franquia.
Após essa etapa, a formatação propriamente é iniciada. Todos os aspectos do negócio serão reavaliados e, se necessário, adequados a um novo modelo.
Afinal, seu negócio pode ser vantajoso para você, mas se não for possível padroniza-lo de forma que outra pessoa possa obter o mesmo sucesso que você teve, dificilmente você terá um modelo adequado.
Como se trata de um novo negócio, é importante que seja produzido um novo plano de negócios.
Nesse quesito, todos os aspectos deverão ser revistos. Não somente análise de mercado e o modelo do negócio propriamente, como também plano de marketing, projeção financeira, etc…
Por isso o mapeamento dos processos de negócio e operação se tornam tão importantes.
Sabendo como seu negócio opera, fica mais fácil determinar as melhores alternativas para uma unidade franqueada.
Determinado o modelo de negócios, é chegada a hora de produzir a documentação jurídica.
Documentos obrigatórios por lei, tais como a COF, pré-Contrato e Contrato devem ser gerados.
Outro aspecto diretamente ligado ao mapeamento de processos é a produção dos manuais da franquia.
Essa fase é fundamental para orientar os seus franqueados sobre a operação e negócios, mas também nortear as ações que serão realizadas pela franqueadora.
Aspectos como plano arquitetônico, utilização da marca, sistemas de gestão, padronização da rede na operação, atendimento e treinamento são somente alguns pontos que deverão se manualizados.
Por fim, é desenvolvido o plano de expansão e a avaliação da capacidade de investimento para a implantação desse planejamento.
Como você pode perceber, o seu negócio é mapeado, analisado e otimizado em todas as dimensões de negócios.
Por essa razão é tão importante contar com uma equipe multidisciplinar que uma consultoria especializada em franquias pode oferecer. Veja abaixo os detalhes de como formatar uma franquia.
Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais. O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente. O franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes de produtos. Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio. É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar e expandir com menor risco financeiro.
O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado. Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.
Numa franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos.
Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão. Geralmente, num negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.
Os custos de propaganda são rateados entre os franqueados da rede. Com isso, há uma redução substancial nos investimentos e, ainda, é possível melhorar a qualidade da propaganda. Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos – como máquinas, equipamentos e instalações –, que também sofre uma redução pela quantidade necessária.
Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador. A empresa do franqueado terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual dessa empresa.
O custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes, caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.
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